• Responda à pergunta do dia e concorra a prêmios - Clique Aqui

Empresa é multada em R$ 2,5 mi após derramamento de diesel ‘pintar’ córrego de vermelho em São Vicente

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) multou em R$ 2,5 milhões a empresa Rumo ALL pelo derramamento de 5 mil litros de óleo diesel de uma locomotiva em um pátio de manobras às margens da Serra do Mar, em São Vicente, no litoral paulista. O produto contaminou um rio.

O acidente aconteceu quando um dos tanques de combustível de uma das locomotivas apresentou problemas e derramou todo o óleo. Equipes da própria empresa conseguiram conter os danos, utilizando de equipamentos de emergência, mas o diesel atingiu um córrego próximo, interligado ao Rio Branco. O G1 apurou que a demora para a aplicação do auto de infração ocorreu em razão das análises da água que foram feitas por técnicos do Ibama. Ficou constatado que houve dano ambiental naquela região, que faz divisa com a cidade de Praia Grande, mas que pertence a uma área de Mata Atlântica, no sopé da serra. O auto foi entregue aos representantes da Rumo ALL, cujos trens movimentam mercadorias até o Porto de Santos, na última quinta-feira (29). Por meio da assessoria de imprensa, a companhia afirma que tomou todas as medidas necessárias na ocasião para a contenção do vazamento e limpeza da área, e que vai recorrer da multa. Inicialmente, a Secretaria de Meio Ambiente de São Vicente havia informado que 12 mil litros de óleo tinham vazado do tanque da locomotiva.

Nos dias seguintes ao ocorrido, técnicos do Ibama constataram que 5 mil litros do produtos tinham, na verdade, sido derramados do veículo, atingido o solo e um rio próximo. Durante uma semana, equipes de emergências ambientais trabalharam para tentar descontaminar a área. Além de materiais absorventes no solo, barreiras de contenção foram lançadas na água para evitar que o produto, de cor avermelhada, atingisse outras regiões. O acidente não deixou feridos, segundo a empresa.

 

Postagem original. Data original: 01-04-2018

 

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Entrar






Cadastre-se
Esqueceu sua senha?

Cadastre-se