Feira de Troca de Livros desperta prazer da leitura em alunos de Praia Grande

O gosto pela leitura fez com que a aluna Nicolly Pereira Romão, 13 anos, não visse a hora de chegar a 2ª edição da Feira da Troca de Livros organizada pela Escola Municipal Vereador Felipe Avelino Moraes (Bairro Caiçara). Ano passado, a jovem conseguiu bons livros de romance policial. Desta vez, no evento realizado na segunda-feira (23), data na qual se celebra o Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, a estudante alcançou o objetivo pessoal ao conseguir seis exemplares de obras da literatura brasileira.

Aluna do 8ª ano do Ensino Fundamental, Nicolly Romão esteve entre os 620 estudantes, do 6º ao 9º, da EM Felipe Avelino que participaram não apenas das trocas de livros, mas também das demais atividades oferecidas ao longo de todo o dia. Entre as atrações estavam as rodas de conversa com os escritores Lauro Elme e Ludimar Molina, Batalhas de Rimas, bate papo sobre os costumes indígenas, oficina de músicas e sobre fanzine e jogos de RPG medieval.

Para a jovem, a Feira da Troca de Livros possibilita aos alunos encontrar novos exemplares para ler ao mesmo tempo em que pode ajudar a um colega. “Trata-se de uma troca. Sempre gostei de ler e a feira nos incentiva ainda mais. Este ano, comecei a me interessar por obras da literatura brasileira e vi no evento uma oportunidade de conseguir o que procurava. Tanto que estou levando uma quantidade razoável deste gênero”.

Nicolly Romão destacou ainda outro ponto interessante do evento. Segundo a estudante, as outras atividades proporcionadas pela EM Felipe Avelino, durante a feira, permitem que os alunos tenham contato com diferentes iniciativas culturais. “Isso nos tira daquela rotina de ano letivo que você acorda, vem pra cá, faz lição, aprende e simplesmente volta para casa depois. Essa escola promove sempre coisas variadas para que a gente produza também”, parabenizou.

Assim como a colega de escola, o jovem Vitor Henrique dos Santos Bueno, 13 anos, aprovou a iniciativa da escola em promover a 2ª edição da Feira de Troca de Livros. O estudante aprecia histórias científicas e com a participação de magos e seres mitológicos. “Acho interessante porque a gente tem oportunidade de ver e pegar outros livros para ler. Além do fato de promover a troca de exemplares que gera economia e fugir da rotina”, destacou.

Diretora da unidade escolar, Leni Angeli Vale de Lima Muniz afirmou que o evento torna os alunos protagonistas da ação no momento que compartilham os livros entre si. “Eles aguardam o dia da troca para trazerem o que têm e pegar as novidades. Isso é muito bacana porque eles conversam entre eles ao longo do ano para saber qual livro o colega deixará à disposição para ver se interessa ou não”, explicou.

“Além disso, com a ação de trocar os livros trabalhamos com eles duas questões que são a economia e a sustentabilidade”, continuou Leni Muniz. “Primeiro porque o jovem terá outro exemplar para ler sem custo algum e segundo que os volumes serão reaproveitados por mais pessoas. Fora que temos um projeto da escola que essa ação fica atrelada a ele por conta, justamente, da sustentabilidade”.

Endereço – A EM Vereador Felipe Avelino de Moraes fica na Rua Dino Tognini, 866, Bairro Caiçara.

Postagem original. Data: 24-04-2018

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Entrar






Cadastre-se
Esqueceu sua senha?

Cadastre-se