• Responda à pergunta do dia e concorra a prêmios - Clique Aqui

Guarda Municipal de Guarujá treina três novos cães para atividades de patrulhamento

Ronda, Eros e Flecha. Esses são os nomes dos novos integrantes da corporação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarujá. Mas se engana quem acha que estes novos profissionais da segurança vestem farda e ou precisaram passar por algum concurso público. Eles têm quatro patas e fazem parte agora do Grupamento de Canil da instituição.
Os três cães da raça Pastor-belga Malinois, que têm em média um ano de idade, estão passando pelo treinamento dos oficiais do órgão de segurança municipal na sede da Guarda. Eles têm um treinamento duro diário, com adestramento e instruções primárias, além de toda a orientação de faro e de atenção.
De acordo com o supervisor do Canil da GCM, Fábio Pirani, este trabalho de treinamento é fundamental para a preparação do cão. “Eles ficam de um ano a um ano e meio recebendo somente as instruções dentro da corporação, para só depois auxiliar nas atividades de trabalho nas ruas. Os nossos dias começam aqui com os serviços de manutenção dos boxes dos animais e seguimos com o treinamento deles”, destacou.
Quando vão para as ruas, os cães da Guarda Municipal de Guarujá auxiliam em situações de desinteligência, em manifestações em que podem gerar confusão, com a Força Tarefa e em ações de desocupação de áreas irregulares. Os animais só atacam ou realizam alguma ação quando recebem voz de comando. São dóceis e apenas atacam em situações adversas e para imobilizar algum meliante.
Estes cães foram doados por empresas, que fazem isso por meio de parcerias público-privadas previstas em lei. Os outros animais que integram a corporação também foram doados e variam entre outras raças de pastores.
Atualmente, o grupamento tem seis cães (Argus, Falcon e Nenê integram o time), sendo três adultos que já trabalham nas ruas com os GCMs e estes três em treinamentos. Com cerca de 20 cães que serviram à segurança pública municipal e com 11 anos de atuação neste ano, o órgão acumula títulos em competições de cães policiais pelo Brasil, inclusive como campeão nacional.

Postagem original. Data original: 03-04-2018

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Entrar






Cadastre-se
Esqueceu sua senha?

Cadastre-se