• Responda à pergunta do dia e concorra a prêmios - Clique Aqui

Músico Alexandre Cortez lança o “Baixada Sambista”

Enquanto a solidão apavora e tudo demora em ser tão ruim, cantando eles mandam a tristeza embora. Essa paráfrase da canção Desde que o Samba é Samba, de Caetano Veloso, ilustra bem o projeto Baixada Sambista. Em meio à crise que atinge todos os mercados, inclusive o fonográfico, sambistas da região unem forças numa proposta independente. A ideia foi do violonista e compositor santista Alexandre Cortez, que tocou com o grupo Da Melhor Qualidade.

“No final de 2017, fiquei pensando em que eu poderia fazer para valorizar os talentos da região. Chamei meus grandes parceiros e eles compraram a ideia de um esforço coletivo para dar visibilidade ao samba autoral”, conta o músico, que responde pela produção do projeto. O Baixada Sambista inclui gravações no Caiçara Music Studio, registros em vídeo pela Fixe Film e show de lançamento do DVD Baixada Santista – Volume 1. Os bastidores do projeto podem ser acompanhados em sua página no Facebook.Por meio de contatos nas redes sociais, Cortez conseguiu reunir 13 composições de diferentes gerações de sambistas Guarujá, Santos, São Vicente e Praia Grande.

Todos contribuíram financeiramente para viabilizar o projeto, que ficou em torno de R$ 12 mil, sem contar apoios de empresas, marcas e comércio local. “São mais de 30 compositores. Se contar com músicos e intérpretes, além da produção, chegamos a quase 50 pessoas no projeto, que reúne três gerações de artistas, como Gilsinho, de 31 anos, Rubens Gordinho, de 54, e Pedrinho da Veia, com 62”, descreve Cortez.

As gravações em estúdio já foram concluídas. O próximo passo é o registro audiovisual, com gravações no dia 15 de abril, no Clube dos Ingleses. A última fase será a festa de lançamento do DVD, com show previsto para 9 de junho. “Antes, não tinha um modelo organizado para os compositores mostrarem seus trabalhos. Também queremos circular com shows pela região e fora dela”, avisa o produtor.

Entre os compositores que participam desse Volume 1, estão Gilmar Seixas, Léo Queiroz, Rogério Ximú, Ernandes Junior, Luiz Henrique, Ademário Júnior, Gilsinho, Kallango, Ederson Santos, Aluísio Neguinho, Alê Lopes,Júnior Bicalho. Edirley Fernandes e Helton Lopes.

Postagem original. Data original: 04-04-2018

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Entrar






Cadastre-se
Esqueceu sua senha?

Cadastre-se