• Responda à pergunta do dia e concorra a prêmios - Clique Aqui

Prefeitura e Codesp assinam acordo para troca de informações técnicas

A Prefeitura de Santos firmou nesta segunda-feira (16) termo de cooperação técnica com a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) para um intercâmbio de informações geotécnicas, com o compartilhamento de dados georreferenciados atuais e históricos, incluindo plantas, mapas físicos e digitais, procedimentos e tutoriais.

Durante a cerimônia de assinatura, o prefeito Paulo Alexandre Barbosa falou sobre a importância da tecnologia da informação para a tomada de decisões na gestão municipal e ressaltou o conceito do acordo. “Estamos integrando a Cidade com a atividade portuária”.

A importância da parceria foi enfatizada também pelo presidente da Codesp, José Alex de Oliva. “Será fundamental para nos ajudarmos mutuamente. E, mais uma vez, mostramos o comprometimento do Porto com o Município”.

Segundo o engenheiro Eduardo Hosokawa, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Seburb), o intercâmbio vai além das questões referentes a georreferenciamento. “Será um trabalho de múltiplas informações, inclusive sobre condições climáticas”. Segundo ele, a parte mais trabalhosa será a padronização de um banco de dados georreferenciado.

Atribuições

Com o acordo, a Codesp disponibilizará à Prefeitura informações de marcos geodésicos (divisões geográficas) e autorizará o acesso a outras fontes de dados, atuais e históricos, relativos a fenômenos atmosféricos e climatológicos. Em contrapartida, o órgão portuário fará levantamento dos dados disponíveis na base do SigSantos.

Além da produção do banco de dados, as ações conjuntas incluem suporte técnico, treinamento e palestras para aprimoramento dos profissionais envolvidos.

Postagem original. Data: 16-07-2018

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Entrar






Cadastre-se
Esqueceu sua senha?

Cadastre-se