• Responda à pergunta do dia e concorra a prêmios - Clique Aqui

Três detentos pulam muro e fogem de presídio em Mongaguá

Três detentos conseguiram fugir do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) de Mongaguá, na madrugada desta quarta-feira (13). Outros três reeducandos também tentaram escapar, mas um foi capturado e dois voltaram para o pavilhão. Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), por volta das 3h50, durante ronda externa, um agente avistou um suspeito munido com arma de fogo na área externa do muro da unidade prisional, que seria responsável por acobertar a fuga. Ao comunicar o fato aos demais agentes, outro servidor, escalado na torre de vigilância 5, avistou seis reeducandos correndo pelo campo do Pavilhão 5 e acionou o alarme de evasão.

Os presos estavam munidos de espetos, cordas e uma escada, feitos artesanalmente, e seguiram em direção ao muro, onde o homem armado os aguardava. Três detentos conseguiram fugir escalando e pulando o muro. O quarto acabou escorregando ao tentar subir no muro, devido à forte chuva, caiu no chão e bateu a cabeça. Ele foi recapturado pelos agentes, encaminhado ao setor de enfermaria e, em seguida, ao Pronto Socorro, em razão dos ferimentos. Os outros dois reeducandos retornaram ao pavilhão assim que avistaram os agentes da penitenciária chegando ao local onde a fuga estava ocorrendo. Um funcionário tentou segurar as pernas de um dos setenciados, mas este conseguiu escapar e voltou correndo para o pavilhão habitacional. Foi registrado boletim de ocorrência e instaurado Procedimento Apuratório Disciplinar.

Os presos identificados foram encaminhados à cela disciplinar. Assim que recapturados, os fugitivos perderão o direito ao regime semiaberto, regredindo ao fechado. A SAP ainda ressalta que as unidades prisionais de regime semiaberto, por determinação da legislação brasileira, não dispõem de vigilância armada, sendo cercada somente por alambrados. A permanência do preso nesse regime se dá mais pelo senso de autodisciplina do que a mecanismos de contenção.

Postagem original Data: 13-06-2018

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Entrar






Cadastre-se
Esqueceu sua senha?

Cadastre-se