• Responda à pergunta do dia e concorra a prêmios - Clique Aqui

UNAERP promove inclusão social por meio do Esporte e da Educação

Projetos sociais são excelentes ferramentas de inclusão social e contribuem para a formação de crianças e jovens. E na UNAERP Guarujá, universidade que há duas décadas investe milhões na área social e educacional da cidade, duas iniciativas incentivam o esporte e a educação: o Escola da Bola e o Cursinho da Educafro/UNAERP. Ambos estão com inscrições abertas, e fazem parte das ações sociais da UNAERP.
No projeto Escola da Bola, são 90 vagas para crianças e adolescentes com idades entre 8 e 16 anos para fazerem atividades esportivas no Ginásio da Universidade. As crianças e adolescentes podem correr, pular, brincar, e aprendem esportes como futsal, handebol, vôlei, basquete, futebol americano, entre outros, e desenvolvem valores fundamentais para construção da cidadania.
Na próxima segunda-feira, dia 26 de fevereiro, acontece uma aula experimental para a comunidade. Para participar, basta a criança comparecer a partir das 18h, no Ginásio Poliesportivo da Universidade (Av. Dom Pedro I, 3300, Enseada). São ao todo 90 vagas para idades entre 8 e 16 anos, e as aulas acontecem duas vezes por semana, desenvolvidas por professores e universitários de Educação Física.Educação para o futuro – Já o outro projeto com inscrições abertas prepara jovens e adultos para o ingresso no Ensino Superior. Trata-se do cursinho pré-vestibular da Educafro, uma rede de cursinhos pré-vestibulares comunitários para pessoas afrodescendentes e carentes. O projeto acontece desde 2007 na UNAERP Guarujá, graças a uma parceria com o NEIAB – Núcleo de Estudos Indígenas e Afro-brasileiros da Universidade.
Todo sábado, os participantes têm rotina de estudos bem intensa, das disciplinas exigidas no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e outras temáticas como Cidadania, Cultura, Humanidades e Autoconhecimento. Mais de mil alunos já terminaram o cursinho, e alguns retornam como voluntários.
As inscrições acontecerão neste sábado, dia 24 de fevereiro, das 9h às 16h, e também na próxima segunda-feira dia 26, a tarde, das 14h às 18h. E no próximo sábado, dia 3 de março, o plantão de inscrições será das 9h às 16h. Mais informações e a lista dos documentos necessários para a inscrição estão disponíveis no site http://www.unaerp.br/noticias-guaruja. DEPOIMENTOS – ESCOLA DA BOLA“A gente faz corrida, aprende novos jogos, brinca de pega-pega, cabo de guerra… Eu gosto de fazer tudo”. Isabele Dantas de Godoy – aluna do projeto. “O Escola da Bola é uma oportunidade excelente para a criançada da comunidade. Aqui na UNAERP, eles estão fazendo uma atividade e se divertindo, melhor do que estarem em casa ou na rua”. Josinete Dantas de Souza – mãe da Isabele “Nós agradecemos à UNAERP Guarujá por nossos filhos praticarem esportes. Antigamente, brincávamos na rua e não se tinha a preocupação que nós pais temos hoje. E nesse projeto na UNAERP eles estão gostando muito”.
Paulo Lima Ferreira e Ana Cristina Bendito Ferreira, pais do Caio e Murilo (participantes do projeto) DEPOIMENTO – EDUCAFROxxx “Estou muito feliz e satisfeito de participar desse projeto da Educafro em prol da comunidade, para trazer um pouco de conhecimento e aprendizado aos jovens, o projeto tem feito um excelente trabalho.”
Darlan Lima Oliveira – estudante de Direito e voluntário do núcleo Educafro/UNAERP.

Postagem original. Data original: fevereiro 24, 2018.

Artigo AnteriorPróximo Artigo

Entrar






Cadastre-se
Esqueceu sua senha?

Cadastre-se